O TikTok é um dos aplicativos de redes sociais mais baixados no mundo. E diferente de seus concorrentes, o seu grande público se forma, em grande parte, por crianças e adolescentes. Essa simples informação preocupa muito os pais, as mães e os responsáveis por elas.
Afinal, será que o TikTok é seguro para as crianças? A verdade é que o uso exagerado de uma rede social, aplicativo, jogo ou qualquer plataforma pode trazer problemas de saúde para esse público. Logo, dependendo de como ele é usado, então, não é uma boa ideia para crianças.
Neste conteúdo, você vai ver um artigo completo sobre o TikTok e a relação com as crianças. Entenda o que é o aplicativo, da onde ele vem, como influencia o público infantil e o que é possível fazer para gerenciar o acesso deles ao aplicativo.
- O que é o TikTok;
- Como o TikTok influencia as crianças;
- Qual a idade mínima para o TikTok;
- Tem como restringir idade no TikTok;
- O acesso infantil ao TikTok na China.
O que é o TikTok
O TikTok é um aplicativo gratuito que funciona como uma rede social sendo focado no compartilhamento de vídeos curtos, que duram até 60 segundos. Mas, a marca pode alterar essas condições a partir da experiência do usuário.
O aplicativo é gratuito e tem várias ferramentas que são interessantes para os usuários, sejam os espectadores ou os criadores de conteúdo. O app ganhou prêmios em 2019, o que o tornou ainda mais conhecido, especialmente, entre os jovens e as crianças.
Resumidamente, o TikTok faz sucesso por permitir brincadeiras entre pessoas e celebridades. Assim, com vídeos curtos, as participações de famosos e celebridades tornam o app ainda mais dinâmico. Atualmente, ele está disponível em 75 idiomas e para mais de 1 bilhão de usuários.
A origem do TikTok
O que pouca gente sabe é que a origem do TikTok vem desde 2014, quando tinha o nome Musical.ly. Em 2017, a empresa foi comprada pela ByteDance, que já tinha outro aplicativo, o Douyin. O fato é que hoje o TikTok é um app muito famoso no mundo inteiro, até na China.
Inclusive, ainda que tenha uma origem recente, saiba que em menos de 18 meses, o TikTok quebrou recordes de várias outras plataformas de redes sociais, como Instagram e Facebook. Isso porque em pouco tempo somou uma base de usuários que se multiplicava em 5,5%.
Atualmente, muitas pesquisas têm sido feitas em torno do TikTok pelos desafios que as pessoas criam e, em pouco tempo, viralizam. Entre eles: O Desafio da Silhueta, o Desafio do Apagão, o Desafio Magnético e a Tendência de Cero para Rosto Inteiro.
Como o TikTok influencia as crianças
A verdade é que muitos estudiosos e especialistas no tema da criança e do adolescente tem criado artigos e materiais para falar sobre os efeitos negativos do TikTok para esse público. Uma delas é a Maura Healey, que é uma líder de investigação.
Ela comentou que muitas crianças se tornam vulneráveis a problemas de saúde, como ansiedade e depressão, devido à exposição exagerada aos aplicativos de celulares – entre eles, o TikTok. “Não se pode permitir que as mídias sociais prejudiquem o bem-estar mental”.
O fato é que assim como qualquer rede social, o TikTok oferece riscos para o público infantil – o mesmo vale para o Youtube, Netflix e outras plataformas de streaming. Para criar uma conta é preciso ter mais de 13 anos e para gravar os vídeos, mais de 18 anos, como veremos abaixo.
Qual a desvantagem do TikTok para crianças
A verdade é que todos os pais que notam os filhos muito tempo em frente à tela de uma TV ou de um celular ficam preocupados. Quando o assunto é sobre o TikTok, considere que a esse pensamento se torna ainda mais interessante porque é um app dos mais baixados no mundo.
Assim, entre as desvantagens do TikTok para o público infantil, temos: a facilidade de alterar e copiar dados pessoais, o contato direto com pessoas estranhas e foram do círculo familiar, o acesso liberado a conteúdos inadequados e as definições de privacidade.
Em termos mais explicativos, isso tudo faz sentido conforme a ciência explica. Ao assistir TikTok, o cérebro libera a dopamina, um neurotransmissor que chega até o córtex, provocando a sensação de prazer. Então, vem a sensação de falsa felicidade, o que é um problema.
Qual a idade mínima para o TikTok
Para criar uma conta no TikTok, a idade mínima é de 13 anos. Ou seja, crianças podem ter acesso ao aplicativo, bastando a internet e um celular com o app instalado. No entanto, as regras são outras para criar os conteúdos. Entenda!
O TikTok anunciou, em suas últimas atualizações, que os produtos e as políticas relacionadas à idade mudaram de regras. Assim, a idade mínima para entrar ao vivo na plataforma aumentou de 16 anos para 18 anos. Sendo essa uma das principais mudanças com relação à idade.
Como deixar o TikTok seguro para crianças
Com o impulsionamento das notícias, essa plataforma tem se dedicado, cada vez mais, a criar regras ou normas que vão de encontro com o bem-estar do seu público. O que quer dizer que agora tem o controle parental para os pais gerenciarem o tempo de uso dos filhos no TikTok.
O passo a passo para deixar o TikTok seguro inicia com a abertura do aplicativo. Depois, vá até o perfil, que é aquele ícone que fica no canto inferior direito. O próximo passo é clicar nos três pontos que indicam a aba de “configurações”, no canto superior direito.
Vai ter uma parte de “bem-estar digital”, a qual tem o Modo Restrito. Então, basta ativar esse modo para tornar o TikTok seguro para as crianças. E para quem tem dúvidas, muitas vezes, o app usa o termo “kid”, que indica crianças no idioma inglês.
Tem como restringir idade no TikTok
Além do recurso Bem-Estar Digital, que acabamos de ver acima e funciona de forma parecida em outras redes sociais, há outras formas de proteger os pequenos com o uso do TikTok. Especialmente, a criação de uma conta privada, isto é, que limita o acesso aos seguidores.
Com a conta particular, o usuário pode aprovar ou negar outros seguidores de enviar mensagens ou curtir os vídeos. No entanto, saiba que mesmo com esse recurso, a foto do perfil e o nome do usuário vão aparecer na plataforma, publicamente.
Para criar uma conta pública ou privada, o passo a passo é o mesmo. Sendo assim, o próprio TikTok indica os passos importantes. São eles: tocar no perfil no canto inferior direito, ir no ícone do usuário, depois em configurações e privacidade. Aí é só ativar o público ou privado.
O acesso infantil ao TikTok na China
Na China, temos o melhor exemplo de restrição do TikTok. Isso porque o Douyin, que é a versão chinesa do TikTok, limitou o uso diário de crianças a 40 minutos no TikTok. O mesmo vale para crianças, mas desde que sejam abaixo de 14 anos.
O conceito por trás é o de combater o “vício de internet”. Mais recentemente, os desenvolvedores trouxeram novas atualizações, como o fato de que toda nova conta criada para menores de 16 anos será privada, desde o início.
Como os pais podem atuar quando o filho tem TikTok
Se o seu filho tem uma conta no TikTok, saiba que está tudo bem. O próximo passo é você se atentar a isso e não bloquear a conta. Assim sendo, considere que a participação ativa dos responsáveis é extremamente importante na vida das crianças de modo geral.
A proibição ao acesso desses apps não é indicada pelos especialistas da saúde. Isso porque ao proibir ele de ter conhecimento sobre um assunto que é tendência pode inibir o crescimento tecnológico da criança. Mas, a ideia mais assertiva é limitar. Veja algumas dicas.
Com relação à tecnologia e aplicativos, mais ainda. Justamente pelo fato de que a exposição exagerada aos programas pode trazer efeitos muito negativos, como o aumento de crises de ansiedade e a falta de interação social, entre outros efeitos colaterais.
As melhores dicas para os pais de crianças com TikTok
Com todo o texto acima, fizemos uma seleção das melhores dicas para quem tem filhos com TikTok. Primeiro: participe! É isso mesmo, participe da vida do seu filho, inclusive, sabendo o que ele faz no TikTok. Se você não tem aptidão para a tecnologia, aprenda.
Depois, use a educação para falar com as crianças sobre os perigos que eles estão expostos. Faça isso de modo suave e natural, mas muito pontual. É importante considerar que em muitos momentos, eles poderão achar que é uma ferramenta inofensiva.
As condições de uso e criação de conteúdo no TikTok
O TikTok sempre responde as dúvidas e comentários sobre os conteúdos disponíveis informando que não permite assuntos de cunho sexual ou outros. Assim, em sua diretriz, que está na comunidade aberta ao público, tem a seguinte frase:
“Não permitimos nudez, pornografia ou conteúdo sexualmente explícito na nossa plataforma. Também proibimos conteúdos que retratem ou apoiem atos sexuais não consensuais, o compartilhamento não consensual de imagens íntimas e o aliciamento sexual de adultos”.