O monitoramento do período gestacional é importante para avaliação da saúde da mãe e do bebê. Os próprios profissionais da saúde recomendam isso. Para quem está passando pela situação pela primeira vez, mais ainda porque é um momento único na vida.
Além de ir ao médico para fazer os exames periódicos e naturais da gravidez, uma boa ideia é ter um aplicativo no celular que permita um acompanhamento completo dessa fase. Dá para ver fotos de antes e depois, conhecer outras futuras mamães e muito mais.
A ideia deste conteúdo é muito simples: falar de um dos melhores aplicativos para acompanhar a gestação que existe no Brasil. Ele tem várias funcionalidades e ferramentas que servem como uma espécie de diário da gestação e quem tem aprova, conforme a nota do Google.
- Como monitorar a gravidez;
- Qual é o melhor aplicativo para acompanhar a gravidez;
- As principais funcionalidades do aplicativo;
- Como baixar o aplicativo de gravidez;
- O aplicativo do Alô Bebê.
Como monitorar a gravidez
O monitoramento de cada segundo da gestação é algo muito recomendado por todos os especialistas da saúde. Afinal, esse é um momento único na vida da mulher, o que quer dizer que trará muitas mudanças. Porém, algumas delas podem ser sinais de alerta.
Ao ter um acompanhamento, a gestante consegue se posicionar a ponto de saber se aquele sintoma ou mudança faz parte de todo o período de gravidez, a partir do que é natural de se acontecer nessa hora. Mas, aí vem a pergunta: como fazer esse monitoramento?
A primeira resposta é óbvia: através do acompanhamento médico. Assim, as idas ao médico serão corriqueiras, diminuindo a frequência quando mais perto do fim ela estiver. Além disso, também dá para usar um aplicativo de celular para acompanhar a gravidez.
O aplicativo para acompanhar a gravidez
O uso de um app gratuito para gestantes é muito legal porque ele pode contar com funcionalidades diferenciadas e importantes para as mulheres. Assim, permite ainda que se faça dele um tipo de diário, escrevendo e fotografando cada momento desse período.
Entre os dados mais básicos que podem ser anotados ali e que vão ser úteis em outros momentos estão: o peso da mãe e as mudanças no corpo. Só que além disso, um bom app também traz notícias atuais que vão dar mais segurança à mulher neste momento.
Por exemplo, os alimentos recomendados e os que devem ser evitados em cada uma das fases da gestação. Também tem os sintomas mais comuns de acontecer em cada mês e informações sobre o crescimento do feto, que logo se tornará um bebê.
Qual é o melhor aplicativo para acompanhar a gravidez
Sem dúvidas, o “Minha Gravidez”, que foi criado pela loja de bebês Baby Center é um dos melhores aplicativos para acompanhar a gravidez que existem. Para comprovar o fato, saiba que ele já foi baixado mais de 10 milhões de vezes e tem nota 4,9 de avaliação.
Ao todo, mais de 1,30 mil pessoas comentaram, em sua maioria de modo positivo, sobre o programa de celular. Entre as opiniões, está o fato dele ser muito completo, podendo ser usado desde quando as mulheres ainda são gestantes até depois do nascimento dos bebês.
Na internet será possível encontrar diversos outros apps gratuitos de gestação, como o Ovia e o Pregnancy, que também possuem ótima nota de recomendação. Só que o texto de hoje é para falar de como usar o app da Baby Center, que tem auxiliado milhares de brasileiras.
Como funciona o aplicativo de gravidez da Baby Center
De modo resumido, o funcionamento desse aplicativo é simples porque tem o intuito parecido com os outros: acompanhar todos os períodos e fases da gestação. O que muda são os diferenciais e a forma com que faz isso, como veremos nos tópicos abaixo.
O Minha Gravidez é uma plataforma digital gratuita que a partir de uma única informação permite saber tudo sobre o desenvolvimento do bebê na barriga. Ou seja, informando apenas a data prevista do parto, já dá para ter um verdadeiro diário no seu celular.
Quem ainda não sabe essa informação também vai poder usar o aplicativo, só que iniciando através de outra ferramenta: a calculadora de gravidez. Nesse caso, através de algumas perguntas iniciais, como a data da última menstruação, o próprio programa faz as contas.
As principais funcionalidades do aplicativo
A verdade é que são diversas ferramentas que podem ser usadas sem custos dentro desse app gratuito. Nós separamos as principais, que com certeza serão de grande importância para você. Primeiro, a calculadora de gravidez, que já vimos acima.
Depois, vem o calendário de gravidez, que contém artigos e textos descritivos sendo enviados para cada fase que a mulher está na sua gestação. Ou seja, ao entrar no primeiro mês, ela vai acessar os conteúdos direcionados para aquele momento da gravidez. Incrível, não?
Com relação ao programa, ele tem ilustrações interativas, que também é atrativo porque mostram o crescimento e o formato do bebê. Ou seja, dá para saber como ele se forma dentro da barriga desde quando ainda é um feto.
O aplicativo para acompanhamento da gestação
Outra ideia muito legal de usar o app é que ele traz dicas para cada momento, como a menção aos melhores exercícios físicos e alimentação. Isso porque conforme as semanas passam, as mulheres ficam mais restritas fisicamente, o que exige mais cuidado e atenção.
E para não esquecer de nada, o programa manda notificações todas as semanas com as sugestões de leitura e aprendizado. Quem usa esse aplicativo hoje em dia diz que entra nele todos os dias para tirar dúvidas, o que o torna indispensável para as gestantes.
Outros serviços que valem a pena são: inserção de fotografias da barriga semanalmente para ver o crescimento do bebê e a participação em grupos de bebês do mesmo mês. Assim, dá para trocar experiências com outras mamães que estão na mesma situação.
Como baixar o aplicativo de gravidez
O passo a passo para baixar, instalar e começar a usar o aplicativo Minha Gravidez é o mesmo que acontece com outros apps, como Facebook, Instagram e WhatsApp. A primeira coisa é ir até a página de aplicativos do seu celular.
Na sequência, o próximo passo é ir até o campo de busca e digitar por “Minha Gravidez”. Vão aparecer vários resultados e você deve se atentar àquele que está com o nome de Baby Center, que é o desenvolvedor do programa.
Depois disso, é uma ótima ideia ler toda a descrição do app que traz as principais funções e informações, assim como os comentários dos usuários. Então, caso concorde com tudo, aí sim pode fazer o download dele no seu smartphone, indo em “instalar” ou “obter”.
O que precisa para baixar o aplicativo
Os requisitos indicados para baixar o programa vão depender do momento em que você estiver lendo esse conteúdo. No geral, eles são simples, sendo que quem tem um smartphone com internet vai conseguir sucesso no download.
No caso do Android, por exemplo no caso do Samsung e Motorola, ele exige apenas que se tenha uma versão 4.23.0 e um espaço de 48 MB ou um pouco mais pelos históricos e cachê. Ele funciona perfeitamente para aparelhos com Android 5.0 ou superior.
Já no iOS, através do App Store dá para ver que é preciso ter um espaço de 155,5 MB ou mais dependendo da versão, além de um sistema 12.0 ou superior. Ele é compatível com iPhone e iPAD. No Mac é preciso ter o macOS 11 ou mais para usar.
O aplicativo do Alô Bebê
Quem não se adequou ao app da Baby Center, considere que internet existem listas com outros que também são recomendados. O Alô Mamãe, que também é de uma marca de produtos para bebês, é outro exemplo real disso.
Ele tem serviços parecidos, como o fato de enviar mensagens diárias. O que muda é que ele é muito mais bem-humorado, já que trabalha com um público mais jovem como alvo. Assim, você vai ler mensagens como “eu não sou uma manga, que chatice”.
O aplicativo do Pregnancy Tracker
Outra ideia para quem gosta de aplicativos fofinhos é esse aqui. O nome completo dele é: “Hello Belly – Pregnancy Tracker”. Ele é um tipo de guia para futuras mães e pais, sendo que traz tudo o que deve acontecer no período gestacional.
Mas, o mais legal de tudo é que não usa termos técnicos ou palavras difíceis, mas sim cotidianos e importantes. Por exemplo, será comum ler: “coma frutas” e “namore um pouquinho”. O único problema é que ele está totalmente em inglês.
O que as pessoas dizem do Minha Gravidez
Os últimos comentários são todos positivos com relação ao aplicativo. A Larissa Belo, por exemplo, diz que está na terceira gravidez e sempre usou esse app para acompanhar o desenvolvimento dos bebês. “O mais velho completa 3 anos”, foi o que recebi na última notificação.
A Ana Paula Cordeiro também tem uma visão positiva com relação ao aplicativo de gravidez. Ela comenta que o programa tem muitas informações e dicas para as futuras mamães, que vale muito a pena para quem vai ser mãe de primeira viagem. “O diferencial são os grupos com outras mulheres gestantes”.