A calculadora de gravidez é uma ferramenta que é muito procurada pelas mulheres que estão tentando ou desconfiadas da gestação. Ela serve para indicar a data provável do parto, o que permite um melhor planejamento para o nascimento do filho.
O mais indicado é que se procure auxílio médico para ter essa data estimada. No entanto, a conta que eles fazem seguem o mesmo método que é usado pelas calculadoras de gravidez e, por isso mesmo, elas fazem tanto sucesso hoje em dia, podendo ser usadas de graça.
Nos próximos tópicos, veja como usar a calculadora online e gratuita da Pampers, uma das marcas mais reconhecidas quando o assunto é o público dos bebês. A ferramenta auxilia as mamães a saberem a data prevista do parto e se preparem para esse momento único.
- Por que usar a calculadora de gravidez;
- Os dados para fazer o cálculo da gravidez;
- Por que o cálculo da gravidez é feito em semanas;
- Como usar a calculadora de gravidez;
- O registro é obrigatório para saber o resultado;
- Usando o método da data de concepção.
Por que usar a calculadora de gravidez
A principal vantagem dessa ferramenta online está em permitir que a mãe e família entendam todo período gestacional e possam criar o melhor planejamento para o nascimento do filho ou dos filhos. Afinal, cada semana da gravidez tem seus sintomas e características.
O que muda não é apenas o ganho de peso. Com o tempo, por exemplo, a gestante vai tendo mais vontade de ir ao banheiro fazer xixi devido ao fato de que a bexiga fica mais “apertada”. Já os enjoos e aumento da sensibilidade nos seios é mais comum no início da gravidez.
Apesar de outras funções, a calculadora de gravidez indica a data prevista de parto, sendo uma estimativa que é muito respeitada até mesmo pelos médicos. Geralmente, quando a data está incorreta, ela não passa de 2 semanas a menos ou a mais do previsto.
Qual é a conta feita pela calculadora gestacional
Para entender melhor porque a funcionalidade dessa calculadora faz tanto sentido, saiba que ela usa uma metodologia que garante que a data do nascimento seja calculada com a soma de 280 dias ao 1º dia da última menstruação, o que é chamado de DUM.
Assim, a hipótese é muito assertiva para ciclos regulares de 28 dias, ao passo que a menstruação e a ovulação acontecem nas duas primeiras semanas da gestação. As regras mudam conforme o ciclo menstrual muda, também.
Para quem gosta de teoria, considere que o método de calcular o dia do nascimento de bebês segue a Regra de Naegele. Assim, temos: DUM vai de 20 a 45 dias do ciclo menstrual e mais 280 dias. Há outros métodos que se atualizaram a partir desse, como de Mittendorf-Williams, Parikh e Wood.
Os dados para fazer o cálculo da gravidez
Algumas informações é preciso conhecer antes mesmo de iniciar o uso da calculadora online. Por exemplo, o fato de que pode durar entre 37 semanas e 42 semanas. Sendo que além disso, apenas 4% dos bebês nascem exatamente na data prevista.
Os outros podem nascer algumas semanas antes ou depois do resultado. Isso porque o ovo fecundado precisa de 266 dias em média para se desenvolver completamente, o que dá 38 semanas. Outros precisam de mais tempo, sendo 280 dias, isto é, 40 semanas.
E há aqueles que podem se desenvolver em menos tempo, sendo 240 dias, o que dá 34 semanas e alguns dias. Isso tudo quer dizer que a calculadora é útil, mas não deve ser vista como perfeita porque cada gestação tem o seu próprio tempo para acontecer.
Outros dados sobre a gravidez que são importantes
Além dos dados da última menstruação e da data provável do nascimento do bebê, há outras informações que importam muito para a gestante. Por exemplo, com relação à alimentação, que deve ser mais equilibrada por vários motivos.
O primeiro é que dará substâncias para o crescimento do feto e depois porque podem impedir o aumento de peso exagerado, o que poderia causar problemas como a pressão alta ou a diabetes gestacional. Sendo assim, mais do que números, se informe para ter uma gestação saudável.
Por que o cálculo da gravidez é feito em semanas
Agora uma curiosidade que muita gente tem, especialmente, quem é pai ou mãe de primeira viagem: por que o cálculo da gestação acontece em semanas? A ideia é que ele seja mais preciso para a família do bebê que vai nascer, auxiliando no planejamento.
Assim, ainda se deve considerar que o mês de fevereiro tem menos dias, sendo 28 ou 29. Então, uma gravidez de 9 meses poderia trazer confusão na hora de calcular o nascimento do bebê, sendo preferível o uso em semanas.
Ah, e vale o alerta: idade gestacional é o número de semanas entre o primeiro dia do último ciclo menstrual e o dia do parto. Já as semanas de gravidez começam a partir da 4ª semana da concepção do óvulo, o que dá uma diferença de mais ou menos 14 dias, na maioria dos casos.
Separando os trimestres da gestação
Apesar da divisão feita em semanas, considere que os períodos podem ser divididos em trimestres para algumas ações. Assim, o primeiro trimestre vai da 4ª semana até a 13ª semana e indica as primeiras mudanças no corpo da mulher.
O outro período, da 13ª semana até a 26ª semana de gestação é quando se diminui drasticamente o risco de abordo espontâneo. E o 3º trimestre é a fase final da gravidez, indo da 28ª semana até o final, podendo chegar a 42ª semana.
Como usar a calculadora de gravidez
Ao começar a usar a calculadora de gravidez da Pampers, a pessoa interessada terá dois caminhos a seguir. Um é pela data do último dia de menstruação. O outro é pela data de concepção do bebê. O primeiro é o mais tradicional, mas ambos funcionam.
Abaixo, vamos explicar os principais passos para usar qualquer um dos métodos usados nessa calculadora online. Só que antes disso é importante saber que após ter o conhecimento de que será mãe, o que é comum de acontecer é que as mulheres queiram se planejar para o dia do nascimento do filho.
Sendo assim, a pergunta que é respondida nesses cálculos é quando o bebê vai nascer? Através de etapas simples e perguntas rápidas dá para saber essa informação, que vai tranquilizar a mamãe e trazer os pensamentos futuros, como a montagem do quarto.
O registro é obrigatório para saber o resultado
Apesar de ser muito simples usar a calculadora de gravidez da Pampers, saiba que somente com o cadastro feito é possível saber a resposta. A empresa faz isso para aumentar os seus registros e enviar promoções para as mamães e futuras mamães.
A boa notícia é que tudo é gratuito, sendo necessário informar dados como primeiro nome, e-mail, senha, aniversário da criança e a marca favorita da Pampers. Aliás, esse cadastro pode ser usado mais tarde para pedir amostras grátis de fraldas, também.
Usando o método do último período
Quem escolher esse método, que é o mais conhecido e usado, precisará ter em mãos alguns dados para prosseguir. O primeiro é sobre o primeiro dia da última menstruação. Depois, a plataforma pede dados relevantes sobre a saúde da mulher.
Em seguida, basta clicar em “descobrir agora” para saber de quantas semanas você está e qual é a data provável para o nascimento do bebê. De todo modo, vale a pena saber que cada gestação é única e o resultado apresenta apenas uma estimativa de data.
Usando o método da data de concepção
Quem opta por esse método é porque quer ter mais certeza de acertar data provável do nascimento do filho. No entanto, não é bem assim que o método funciona. Neste caso, a conta é feita pensando em uma gestação tradicional, que dura 40 semanas, o que é normal.
O problema é que mesmo que você saiba o dia que fez sexo sem proteção, a data da concepção é muito difícil de acertar. O motivo é que os espermatozoides podem viver no corpo feminino por até 5 dias e o óvulo por até 24 horas. Logo, a conta fica com menos chances de dar certo.
Então, a primeira opção é a que vale muito a pena para quem quer se planejar a partir de agora. Assim, após saber a data provável, a pessoa deve se preocupar em marcar as consultas pré-natal, que é um tipo de acompanhamento médico, entre outros planos.
Os exames para saber a idade gestacional
Atualmente, o ultrassom ou ultrassonografia é a o meio mais confiável para saber a idade gestacional, sendo recomendado a partir da 8ª semana. Por meio do exame, dá até para saber o tamanho do bebê. A margem de erro para ele costuma ser de apenas 5 dias.
Para fazer esse exame, seja pelo Sistema Público de Saúde ou no particular, a mulher gestante precisa estar com o pedido feito pelo médico responsável. Por isso, temos mais um motivo importante para fazer o acompanhamento pré-natal.