Antigamente, quando uma mulher começa a ter vômitos ou enjoos com frequência, as pessoas mais experientes logo diziam se tratar de uma gravidez. Hoje, com o avanço da medicina e o número de estudos, o que se sabe é que existem outros sintomas comuns nesse momento.
Os enjoos e vômitos continuam na lista. Só que além deles também aparecem as mudanças de humor, no corpo da mulher e até na região vaginal. Inclusive, existe um certo tipo de ordem para que eles aconteçam na maioria dos casos.
Neste conteúdo, você vai ver como saber se está grávida através dos sintomas e quais são aqueles que acontecem primeiro. Também vamos trazer curiosidades e mitos sobre esse momento tão importante para as mulheres e muitos futuros papais.
- Será que estou grávida;
- Quanto tempo demora para engravidar após a relação;
- Qual é o primeiro sintoma do primeiro dia de gravidez;
- Qual é o sintoma da gravidez que é mais comum;
- Outros sintomas da gravidez que podem acontecer;
- Como calcular o tempo de gravidez.
Será que estou grávida
O que é preciso fazer para saber se uma mulher está grávida? Na verdade, existem vários testes que devem ser feitos juntamente com o acompanhamento médico que vai determinar a gravidez. No entanto, em um primeiro momento, o que se busca são os sintomas.
Sim, existem os sintomas iniciais da gravidez, que são aqueles que são comuns de acontecerem na maioria dos casos. No entanto, isso não garante que eles vão acontecer com você, apesar de haver uma grande possibilidade disso.
Sendo assim, se você sentiu uma leve cólica após o período fértil, teve um corrimento rosado alguns dias após a relação sexual, está se sentindo mais cansada e/ou com dores parecidas com as cólicas menstruais, além de inchaços nos seios, então, é hora de começar a pensar na possível gravidez.
O que é a gravidez
Quando um homem ejacula, mais de 200 milhões de espermatozoides são liberados, ao passo que 2 milhões podem chegar ao colo do útero. É importante saber que aquele líquido que é liberado antes, chamado de seminal, não contém espermatozoide.
Assim, a gravidez é um evento resultante da fecundação do óvulo feita pelo espermatozoide. Acontece dentro do útero, sendo responsável pela geração de um novo ser. Especialmente para a mulher, inicia-se grandes transformações.
Um fato curioso é o coito interrompido. No entanto, especialistas dizem que mesmo assim existe uma grande probabilidade de engravidar. O coito interrompido tem 78% de eficácia, ao passo que 2 em cada 10 mulheres que praticam o método engravidam.
Quanto tempo demora para engravidar após a relação
Após ter a ação sexual, quando há sucesso na fecundação dos óvulos, a gestação pode-se iniciar entre 3 e 7 dias e há motivos para crer nisso. Por exemplo, o fato de que os espermatozoides podem sobreviver entre 3 e 7 dias após a ejaculação.
Para quem está pensando em fazer o teste de farmácia para ter mais certeza, saiba que eles são sensíveis aos resultados, o que o torna indicado apenas 12 dias após a ovulação. Ou seja, pode ser feito alguns dias antes do atraso menstrual.
Quantos dias para o primeiro sinal de gravidez
Na maioria das gestações, os sintomas iniciais começam a aparecer a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização do óvulo. No entanto, esse prazo varia conforme cada individualidade da gestação – até mesmo no caso de uma mesma mãe.
Pelos sinais da gestação que são mais comuns não é possível saber, em um primeiro momento, se a gravidez é de gêmeos ou mais bebês. Isso porque, conforme estudos, eles são os mesmos sintomas para uma gestão de um único filho.
Qual é o primeiro sintoma do primeiro dia de gravidez
Na primeira semana, o mais comum de acontecer é a alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. Na semana seguinte, as mamas ficam mais sensíveis e as mulheres passam a ter aversão a cheiros fortes. Além disso, o humor é alterado e o cansaço é mais frequente.
A partir da 3ª semana, há um pequeno sangramento vaginal, que é considerado um dos sintomas menos comuns. Já na 4ª semana, que é quando se começa a ter mais certeza da gravidez, os sintomas gestacionais são atraso na menstruação, enjoos e vômitos.
Muitas mulheres perguntam se tem como saber se está grávida na 1ª semana. Como vimos nas linhas acima existem os sintomas mais comuns. No entanto, como não são acentuados, muitas vezes nem se nota a gestação nitidamente como acontece nas semanas seguintes.
Onde é a cólica de gravidez
A cólica na gravidez é mais um dos sintomas. Só que nesse caso não é usado para descobrir uma gravidez, mas sim quando já se passou da maior parte desse período, que costuma ser de 9 meses. Ou seja, é mais natural de acontecer no fim da gestação.
Para quem tem cólicas fortes durante a menstruação, aí sim elas podem acontecer de modo um pouco diferente no início da gestação. O que muda é que são mais abaixo do estômago ou bem próximas a lombar. Isso faz com que muita gente a confunda com a cólica da TPM.
Na dúvida, o que vale a pena começar a traçar os sinais de gravidez, isto é, descobrir se há outros sintomas que podem ser favoráveis a isso. No início é comum ter o corrimento rosa, que é um tipo de vestígio de sangue e acontece pela entrada do espermatozoide no óvulo.
Qual é o sintoma da gravidez que é mais comum
O atraso menstrual é um sintoma da gravidez que é frequente em 100% dos casos. Ou seja, nenhuma mulher que engravida mantém a menstruação normal, sem atrasos. Mas, nem todo mundo que atrasa a menstruação está grávida. É um sintoma que surge na 4ª semana.
Apesar de não ser o primeiro sintoma, saiba que ele é visto como o divisor de água para a descoberta sobre a gestação. Então, é neste momento que elas começam a se interessar mais com a ideia de estarem grávidas e o próximo passo é buscar os testes de gravidez.
Um segundo sintoma muito comum, que você precisa conhecer, acontece em quase a totalidade dos casos, é a dor ou maior sensibilidade nas mamas. Logo, temos um sinal típico de gravidez e é até mais comum do que os sangramentos vaginais.
Qual é o sintoma de gravidez menos comum
A dor de cabeça é um dos sintomas de gestação menos comuns de acontecer. Ele costuma surgir a partir da 8ª semana. A explicação é a de que alterações hormonais relaxam os vasos sanguíneos e alteram o fluxo, o que explica essas dores de cabeça.
As acnes também entram nessa lista de menos comuns. Costuma surgir a partir da 10ª semana e tem a ver com as alterações hormonais. Nas mulheres, a acne traz consigo o aumento da oleosidade da pele, podendo ser mais leve ou mais grave.
Por fim, o sangramento vaginal, que é um dos primeiros sintomas, só que não acontece em todos os casos. A explicação vem do fato de que acontece quando o óvulo é fecundado, transformando-se em zigoto, que é o embrião que se tornará bebê.
Outros sintomas da gravidez que podem acontecer
Apesar de não terem sidos mencionados aqui nem como menos comuns e nem como mais comuns, há outros sintomas gestacionais que podem acontecer com você. Por exemplo, a salivação excessiva e os desejos alimentares. Ou seja, o paladar muda muito na gravidez.
Também em a constipação intestinal e a barriga inchada, que tem mais a ver com o fato de que a mulher está gerando um bebê dentro de si. Algumas mulheres podem ter tonturas e até alterações nos seios (além do aumento da sensibilidade).
Apesar de muitos estranhos, há outros sintomas que têm aparecido recentemente no país. Ao menos, é nos últimos anos que eles têm sido mencionados. É o caso do ronco, do gosto de metal na boca, o pé grande, a visão distorcida e a prisão de ventre (gases).
Tenho sintomas de gravidez, mas nunca estou grávida
Hoje em dia, muitas mulheres carregam o sonho de ser mãe. Por isso, aguardam muito por esse momento. Ainda que apresentam sintomas comuns na gravidez, elas não conseguem iniciar a gestação. E isso pode acontecer por vários motivos.
A melhor dica é: consultar um médico especialista, o ginecologista. Assim, ele poderá medir a fertilidade feminina através de dosagem hormonal, ultrassom transvaginal, entre outros. Uma avaliação genética também poderá ser solicitada para análise de cromossomos.
Como calcular o tempo de gravidez
Se você está quase certa de que está grávida e o que quer é descobrir de quanto tempo está, aí a dica é usar uma calculadora de tempo para descobrir isso. Na internet, existem várias, sendo que exigem informações como a data da última menstruação, por exemplo.
Também é possível adicionar informações sobre os sintomas da gravidez. No fim, aparece um resultado informando a probabilidade da gestação e, inclusive, o tempo dela. Mas, lembre-se que nada substitui a visita ao médico e os possíveis testes para ter a certeza sobre isso.