A gravidez é o momento em que o corpo da mulher passa por inúmeras transformações. Essas alterações persistem mesmo após o nascimento da criança gerada, o corpo que foi preparado para dar suporte a essa nova existência enfrenta desafios diários.
Um desses desafios se dá pelo vazamento de leite que pode ocorrer durante o início do período de amamentação. Muitas mães buscam informações para conseguir evitar que suas roupas fiquem molhadas durante o início de suas jornadas na maternidade.
Benefícios do aleitamento materno
Muito se escuta sobre as vantagens da amamentação, mas será se de fato sabemos quais são esses benefícios? A fase inicial da vida exige cuidados específicos, como a inserção do leite materno na dieta dos recém nascidos, o aleitamento pode ajudar inclusive as novas mães.
Existem dezenas de estudos responsáveis pela averiguação dos efeitos do aleitamento durante a primeira infância. Contudo, pouco se sabe sobre as vantagens da prática para quem amamenta, veja a lista com os benefícios do aleitamento para as mães:
- Ajuda a estabelecer vínculos profundos;
- O aleitamento estimula o útero a retornar ao seu tamanho normal;
- A amamentação pode ajudar a reduzir as chances de cânceres nos ovários e nas mamas;
- Acelera a persa de peso;
- Reduz a chance de doenças cardíacas;
- Ajuda no combate a osteoporose;
- Reduz o sangramento que ocorre pós-parto.
Benefícios da amamentação para as crianças
As crianças que são alimentadas com o leite materno acabam desenvolvendo mais rápido e de maneira mais completa suas faculdades físicas e mentais. Saiba agora quais são as vantagens de introduzir este primeiro alimento nos recém nascidos:
- Assim como para as mães, ocorre o estabelecimento de vínculos afetivos;
- Reduz cólicas e ajuda no processo digestivo;
- Estimula a mente e a inteligência das crianças;
- Reduz a incidência de doenças como linfomas e a doença de Crohn;
- Reduz diarreias e alergias;
- Fortalece e estimula a arcada dentária.
O que provoca o vazamento de leite materno
O organismo humano varia muito e por isso nem todas as mães estão sujeitas a esse episódio. Contudo, é normal que a maior parte delas enfrente o vazamento de leite durante os primeiros dias de vida de suas crias ou até mesmo alguns dias antes do nascimento dos bebês.
Alguns fatores podem provocar esse vazamento, vale a pena conferir qual é o fator que provoca o escape do leite materno. Vale ressaltar que o líquido é o principal alimento de crianças durante sua fase inicial de vida. Confira a seguir os fatores que provocam o vazamento:
- Produção de leite superior à demanda da criança;
- Elevação da produção de leite ao ouvir a criança chorar;
- Elevação da produção de leite causada pelo hormônio “ocitocina” liberado durante relações sexuais;
- Banhos quentes e o calor podem ocasionar os vazamentos.
Saiba como evitar o vazamento dos seios
Algumas mulheres podem acabar constrangidas ao verem suas mamas escorrendo leite em horas “indevidas”. Por isso é importante saber como evitar que os seios vazem em demasia, existem algumas dicas e truques que podem evitar esses episódios na rua ou mesmo no dia-a-dia.
Em primeiro lugar é importante que as mães de primeira viagem, que nunca passaram por situações como esta, entendam de uma vez que esse acontecimento é natural. É normal que em algum momento a produção de leite seja maior do que a necessária e por isso o líquido pode acabar vazando dos seios.
Existem alguns truques que podem ser utilizados para tentar prevenir que esses vazamentos ocorram na rua, deixando roupas marcadas e molhadas, confira os próximos tópicos para saber como lidar quando isto vier a ocorrer.
Concha de amamentação
A concha de amamentação foi criada para ajudar as mães a prevenir situações como esta. As conchas são utilizadas para conter o líquido excedente, em formato de concha, elas são acopladas nos seios e coletam em seus recipientes o leite vazado. É importante manter a higiene e a desinfecção constante desses objetos.
Absorvente para seios
Estes absorventes foram especialmente desenvolvidos para serem utilizados na região dos seios. Diferente da concha que pode ser utilizada por um dia inteiro, o absorvente precisa de trocas constantes para evitar a proliferação de fungos e microorganismos.
Alguns profissionais da saúde não gostam de indicar esse material por causa da grande chance da propagação de infecções.
Tire leite com frequência
Médicos do mundo inteiro recomendam que mães que produzem muito leite, tentem efetuar a retirada com mais frequência. Existem “bombas” de sucção domésticas que podem evitar que o leite empedre. O leite excedente pode ser doado ao banco de leite de sua região.
Amamente mais vezes
Outra dica que pode ajudar a reduzir os escapes de leite materno, é aumentar a frequência da amamentação, isto é, alimentar mais a criança e oferecer o leite produzido pelos dois seios podem reduzir o excesso de produção de leite.