Para os papais e mamães de primeira viagem, saber como trocar a fralda de um bebê é um dos maiores mistérios. Dentre tantas dificuldades na descoberta de como cuidar, essa com certeza é uma que fará toda a diferença na sua rotina.
As fraldas devem ser trocadas com certa frequência, sempre que estiverem úmidas ou sujas é hora de fazer a troca. Assim, você evita o surgimento de assaduras e diminui os riscos de qualquer tipo de contaminação.
Criamos um conteúdo completo para lhe ajudar a saber como trocar a fralda de um bebê, seja ela descartável ou de pano. Não pule nenhuma etapa, pois todas são essenciais para que você possa compreender o processo.
Passo a passo para trocar a fralda de um bebê – fralda descartável
A primeira coisa importante é saber a hora de trocar a fralda. Reúna os materiais que você precisará:
- 1 fralda limpa;
- Compressas limpas ou lenços umedecidos;
- Toalha macia;
- Pomada contra assadura;
- Uma lixeira.
Com o material em mãos, é hora de partir para a batalha. Pode parecer difícil no começo, mas rapidamente você vai pegar o jeito!
1. Remova a fralda suja
Claro que a primeira parte da ação é remover aquela fralda que está suja. Mas como fazer isso da forma certa?
- Deite o bebê com a barriga para cima e remova a roupa da parte debaixo;
- Abra as fitas da fralda e retire-a. Para isso, levante um pouco o quadril do bebê e segure os tornozelos esticados;
- Use a parte limpa da fralda para remover excessos que estejam no corpo da criança. Sempre limpe da parte de frente para trás, evitando levar sujeiras para a parte genital.
- Nesse mesmo movimento, enrole a fralda.
Feito isso, é hora de descartar. Use a lixeira que está próxima a você. Enrole bem a fralda para evitar odores e lembre-se que essa lixeira deverá ser esvaziada pelo menos duas vezes ao dia.
2. Higienize a região íntima
A segunda parte de como trocar fralda de um bebê é higienizar a parte intima da criança. A limpeza deve ser muito bem feita para evitar alergias e assaduras.
- Use as compressas limpas umedecidas em água morna ou os lenços umedecidos para limpar;
- O movimento deve ser sempre da parte da frente para trás, indo das genitálias até o bumbum;
- Nas meninas deve-se começar pelas virilhas, uma de cada vez. Depois, passe levemente sobre a genital, sem introduzir na vagina, continue na direção do bumbum.
- Já para os meninos, deve começar pelas virilhas e seguir para higienizar o pênis. Não puxe a pele do pênis para trás, mas garanta que fique bem limpo, assim como os testículos.
Descarte as compressas ou lenços utilizados.
3. Passe a pomada no bebê
Feito isso, é hora de usar o creme para evitar assadura. Primeiro utilize uma toalha limpa para secar bem a região. Depois, siga os seguintes passos:
- Confira se a fralda está na posição correta, pois a frente e a parte de trás são muito parecidas;
- Levante o bumbum do bebê e coloque a fralda limpa embaixo do quadril;
- Use a pomada na região das virilhas, e onde ficam os elásticos das fraldas;
- Se encontrar vermelhidão em algum local aplique pomada e fique atenta.
4. Feche a fralda e termine de vestir o bebê
A última parte é fechar a fralda utilizando as fitas adesivas das laterais. É importante medir, para que a fralda não fique muito larga nem muito justa.
- Feche a fralda;
- Vista a calça do bebê.
Prontinho! Viu como trocar a fralda de um bebê não tem mistério? Conforme você passa a fazer isso com mais frequência, a tarefa fica ainda mais fácil.
Como colocar a fralda de pano?
O processo para colocar a fralda de pano no bebê é o mesmo. Siga o passo a passo anterior e não terá nenhuma dificuldade. A única atenção extra é para que você coloque a faixa absorvente na parte debaixo da fralda. Ela será responsável por reter a umidade, deixando o bebê mais confortável.
Essas fraldas são bem interessantes graças ao seu perfil ecológico. Além disso, é comprovado que com o uso de fraldas de pano, o bebê tende a ter menos problema com assaduras.
O bebê está muito agitado na troca: e agora?
Para pais e mães inexperientes, a agitação dos pequenos na hora da troca pode se tornar um empecilho. Mas, você pode driblar isso criando brincadeiras e estimulando o cérebro do bebê.
Uma dica de ouro é pendurar alguma coisa colorida e chamativa para que o bebê se concentre naquilo. Assim, ele se distrai e fica mais calmo, te deixando fazer a limpeza sem problemas.
Outra técnica útil é conversar com o bebê o tempo todo. O estímulo da voz pode prender a atenção e deixá-lo concentrado no que está ouvindo. Enfim, você descobrirá aos poucos quais técnicas funcionam melhor para o seu filho.
Não tenha medo – você vai pegar o jeito!
Quando um bebê chega, os pais precisam se adaptar à nova rotina. Ela pode parecer difícil no começo, mas a tendência é que se torne mais tranquila com o passar do tempo.
A troca da fralda é um dos símbolos mais clássicos da paternidade e maternidade. É um momento de cuidado e amor com o bebê. Por isso, faça da melhor forma.
Saber como trocar a fralda de um bebê também é importante para tios e avós. Então, compartilhe esse conteúdo com aqueles que acredita que poderão te ajudar nessa missão.