Muitos pais visam garantir um futuro tranquilo para assegurar os seus filhos. Por isso, realizar algum tipo de investimento é uma das maneiras mais clássicas utilizadas pelos pais para guardar uma certa quantia de dinheiro para as crianças.
O bom dessa modalidade é que os responsáveis têm muito tempo para fazer o investimento desejado desde que os filhos nascem. Para te ajudar nessa, nossa equipe irá mostrar como montar uma carteira de investimento para os seus filhos.
Neste artigo será possível encontrar mais sobre os seguintes tópicos:
- Benefícios do longo prazo;
- Melhores investimentos para fazer ao seu filho;
- Como montar uma carteira de investimentos para o filho?;
- Começando desde cedo: insira o seu filho no mundo financeiro.
Benefícios ao longo prazo
Como a criança só vai poder utilizar o dinheiro depois de muitos anos, é necessário desprender-se da liquidez para conseguir atingir ótimos resultados a longo prazo. Alguns tipos de investimentos, como a renda fixa, é indicado para começar a montar uma carteira de investimento.
De maneira geral, eles são interessantes para custos previsíveis, pois essa modalidade permite que o responsável invista antecipadamente em um valor e garanta, posteriormente, que essa quantia renda até 4,5% acima da inflação, sem cobrança de imposto de renda.
Fundos imobiliários, por exemplo, podem ajudar a criança a ter um futuro mais estável também. Nesta modalidade, os aluguéis podem ser pagos como proventos do FII (Fundo de Investimento Imobiliário), ajudando o filho a manter as despesas em ordem.
Melhores investimentos para fazer ao seu filho
Apesar da poupança ser um dos investimentos mais conhecidos atualmente, especialistas no assunto apontam que essa não é uma opção, em vista da baixa rentabilidade que oferece ao investidor.
Para ajudar os pais que continuam com a ideia de utilizar esse tipo de modalidade, o portal ‘‘Eu Quero Investir’’ reuniu os melhores investimentos para o futuro dos filhos. Confira abaixo mais sobre e, qualquer dúvida, leia o conteúdo completo, acessando o próprio site.
- Tesouro Direto;
- Tesouro IPCA;
- Previdência Privada;
- Compra de ações;
- Fundos de investimento.
Como montar uma carteira de investimentos para o filho?
Antes de tudo, saiba que é preciso ter em mente o objetivo e os prazos que deseja obter ao montar uma carteira de investimento para o seu filho. É preciso estudar e pesquisar para saber ao certo o investimento que mais se encaixa com o perfil financeiro que tenha.
Caso o intuito do investimento seja realizar um intercâmbio daqui a alguns anos, é indicado colocar uma parte do dinheiro em fundos cambiais, por exemplo. Em seguida, será preciso seguir dois passos simples, como:
Ir na corretora
Para iniciar o procedimento, deve-se escolher alguma corretora de confiança. Esse processo pode ser bem simples, porém necessita de uma atenção maior em relação aos custos, tipos de serviços oferecidos e atendimento.
Após a decisão, entre no site da empresa ou vá até o local para saber mais informações sobre a prestabilidade. Vale dizer que, é possível criar uma conta em seu nome ou no nome da criança, caso ela tenha RG.
Realizar a transferência
A carteira de investimentos só começa a funcionar depois que o dinheiro entra na conta. Por isso, o segundo passo é realizar a transferência de alguma quantia estipulada pela corretora para a conta do seu filho.
Acompanhe os juros e as tarifas que estão sendo cobradas no momento para saber se vale a pena transferir mais ou menos dinheiro. Caso não saiba onde conferir esses dados, peça o auxílio ao corretor da empresa em que está investindo.
Começando desde cedo: insira o seu filho no mundo financeiro
Sabemos que a ideia desse artigo é ensinar como montar uma carteira de investimento para seus filhos. Entretanto, incentivar o seu filho a acompanhar as movimentações dos investimentos feitos à ele fará com que ele dê mais valor ao futuro.
Caso queira que o seu filho veja o dinheiro rendendo, recomendamos utilizar o aplicativo Flipper. Com ele, a criança consegue monitorar a sua carteira de investimento de uma maneira prática e indutiva.
Por lá, há gráficos coloridos e os acessos aos investimentos são bloqueados, para evitar que o pequeno faça alguma operação por engano. O importante, em si, é mostrar o valor do dinheiro, estimulando a consciência financeira.
Para se ter uma ideia, Loiuse é filha de Luiz Barsi, um dos maiores investidores do país, e pesar de ser menor de idade, a jovem, com 14 anos, já investia na bolsa. Atualmente, já adulta, Louise entende bastante sobre o assunto e chega a dar aula de como investir.