O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes da pessoa física. Com ele, dá para solicitar crédito, fazer um empréstimo, ter uma conta em banco e também várias outras atividades comuns aos brasileiros.
Mas, algumas vezes, o CPF estraga devido ao tempo de uso ou é roubado ou é perdido. Enfim, existem muitos motivos que fazem com que as pessoas tenham que tirar a 2ª via do CPF.
Hoje, a gente vai ver exatamente como solicitar essa 2ª vida do documento pessoal, independente se você foi roubado ou se perdeu o documento em uma viagem, por exemplo.
Como solicitar a 2ª via do CPF
Para solicitar essa nova via do documento, considere que você pode optar por diversos caminhos. Mas, sem dúvidas, o mais prático deles é fazer o pedido pela internet.
A tecnologia surgiu e começou a facilitar a vida de muita gente. Isso porque o processo é muito mais ágil e menos burocrático, sendo que dá para fazer o pedido online sem precisar sair de casa.
Por exemplo, se você não declara o Imposto de Renda, saiba que isso é bastante simples de ser feito na página da Receita Federal. Sim, dá para emitir a via do CPF no site da Receita.
Solicitar CPF no site da RF
É só você entrar na página da Receita Federal e colocar o número do seu documento, que logo será emitida uma guia para você retirar o seu novo CPF em alguma agência, como um Poupatempo, por exemplo.
Basicamente, você faz tudo pelo site mesmo e só vai retirar depois.
Já se você paga o Imposto de Renda, considere que tem uma ferramenta chamada e-cac que faz esse trabalho de gerar a 2ª via do CPF também.
A 2ª via do CPF em bancos?
É verdade que também tem a opção de conseguir um código de atendimento que é gerada após a solicitação realizada em agências bancárias (Banco do Brasil, Caixa, Correios e representações diplomáticas do Brasil no exterior).
Nesses locais, tem a opção da impressão simplificada do CPF.
Aí, para poder fazer esse pedido de 2ª via, os bancos vão pedir para você os dados pessoais, como o número do CPF, a data de nascimento, título de eleitor, nome completo da mãe.
Também é uma forma de conseguir a via do CPF.
Tem como ter a 2ª via de maneira presencial?
Normalmente, a retirada do CPF é feita em uma agência dos Correios, de forma presencial.
Também é possível fazê-la no Banco do Brasil.
Aí é só você levar toda documentação impressa e com cópias, como o título de eleitor, comprovante de nascimento, de residência, etc. Em um dia você faz o pedido da via e em outro vai buscar o documento impresso.
Cada agência tem um prazo de entrega e solicitação de documentos, portanto, o ideal é ligar na agência antes da visita presencial.