SPC e Serasa precisam avisar que vão negativar o nome do consumidor?

De fato, as empresas responsáveis pela negativação do nome das pessoas precisam informar sobre essa ação antes de fazerem isso e, conforme o Código de Defesa do Consumidor, o aviso deve ser por escrito e enviado com antecedência.

Portanto, leve em conta que todas as vezes que o SPC ou o Serasa vai negativar um número de CPF eles devem fazer o comunicado diretamente ao consumidor. E o melhor de tudo é que ainda deve dar a chance para o pagamento da dívida até o prazo final.

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Agora, se a empresa não fizer isso e negativar o seu nome sem você saber, o melhor conselho é buscar ajuda com um advogado especializado na área para reaver os seus direitos, considerando que muitas vezes ficamos com o nome sujo sem saber os motivos.

Inclusive, separamos mais 3 tópicos importantes para falar sobre a negativação do nome. Isso porque hoje em dia há muita clonagem de dados, o que também causa o nome sujo e, além do mais, sempre que renegociar a dívida, o consumidor deve ter o nome limpo. Entenda!

Renegociar dívidas limpa o nome

É isso mesmo. Ao renegociar a dívida com a empresa, o consumidor pode ter o nome limpo. Portanto, se a empresa vai avisar ele sobre a inadimplência, antes de sujar o nome, isso dá a ele a chance de evitar que isso aconteça.

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Portanto, é um direito dos consumidores. Agora, se o seu nome já está sujo, não precisa esperar muito para renegociar, lembrando que apenas o esforço de buscar a empresa para essa renegociação já possibilita a retirada do nome desses órgãos.

Cuidado com as clonagens de dados

Um cuidado importante, no entanto, é para com as fraudes. Elas têm acontecido mais frequentemente devido ao avanço da tecnologia em todo pais e agora ficou mais fácil de os ladrões e fraudadores fazerem seu trabalho sujo.

O fato é que todo cliente que se sentir lesado por isso deve avisar a empresa e procurar um advogado. É muito comum que recebemos avisos sobre a inadimplência se termos feito essa dívida. O motivo é a fraude e clonagem de documentos.

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Nesse caso, a empresa é que precisa se explicar e não o consumidor. Portanto, antes de pagar qualquer dívida é muito importante ir até a empresa entender o débito e reconhecer ele, considerando que não raro casos de fraudes em empresas de telefonia, entre outras.

Cuidado com as ligações de cobranças

Por fim, uma última dica que temos é sobre a mensagens telefônicas que são feitas pelas empresas que fazem a cobrança de débitos. Quase sempre são empresas terceirizadas, só que isso não quer dizer que elas não tenham regras a cumprir.

As empresas não podem fazer com que o consumidor se sinta constrangido pelo débito, portanto, ligar no trabalho ou em horários impróprios pode significar uma multa, pagamento de honorários e até mesmo danos morais ao clientes.

Fique atento à isso e sempre busque a ajuda profissional para ter seus direitos garantidos.

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