O CPF suspenso gera diversas situações ruins para os consumidores brasileiros, como a dificuldade de financiar uma moto Honda ou a não aprovação de um pedido de um cartão de crédito, por exemplo.
Por isso, uma alternativa muito simples e eficaz é regularizar o CPF, sendo que essa é a maneira mais simples de dar um jeito na sua vida financeira e evitar esses constrangimentos.
Sabendo se o CPF está suspenso
A 1ª coisa que você precisa entender é que o CPF está suspenso, né. Porque nem sempre a não aprovação dos seus pedidos vai dizer que o CPF está suspenso porque podem ser outros os motivos disso.
Então, se o CPF está suspenso é porque deu ruim lá na Receita Federal. A Receita Federal sabe de tudo. Sabe, por exemplo, se o seu CPF está suspenso e por que! Sabe se tem alguma informação incorreta ou alguma informação faltando também. Tudo isso.
Na maioria dos casos existe outra coisa envolvida na suspensão do CPF: a dona Justiça Eleitoral. Ela troca muitas informações com a Receita Federal. E muitas vezes o CPF pode estar suspenso por causa do seu título de eleitor, por exemplo.
CPF suspenso
Com o CPF suspenso não dá para tirar um passaporte, também. Essa situação pode impedir de outras coisas também, como já falamos do financiamento, empréstimo, cartão de crédito e até mesmo na hora de abrir uma conta corrente ou conta poupança.
O fato é que depois de 90 dias a sua conta no banco pode ser cancelada se você tiver com problemas com o CPF. Ah, e as pessoas também tem problemas para prestar concursos públicos ou receber a aposentadoria.
Por isso, estar com o CPF suspenso não é nada bom e pode gerar desconforto para as pessoas. Lógico que se você tem título de eleitor é bem mais fácil: basta acessar o site da Receita Federal e fazer tudo por lá, de graça.
Regularizar o CPF
Agora, se você não tem título de eleitor é preciso que você vá até uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou em uma das unidades do Correios para regularizar o CPF. E mesmo depois de fazer tudo isso, o seu CPF pode continuar suspenso.
Aí, só tem uma saída: correr na Receita Federal para resolver o problema. Aí sim, resolveu o problema com CPF, ótimo, agora você precisa fazer é monitorá-lo.
Com Serasa Fraude dá para monitorar o CPF 24 horas por dia. Logo, se alguém querer abrir uma empresa em seu nome você vai receber um aviso ou se alguém consultar o seu CPF você também recebe avisos.
Se você esquecer-se de pagar alguma conta e você foi negativado na Serasa, você também recebe um aviso. Tem coisa melhor do que ficar vigilante do seu CPF? Se quiser saber mais sobre o programa, acesse o site direto.