Já vamos começar com um número para lá de positivo: o aumento da demanda por alimentos de alta qualidade e mais saudáveis cresceu muito. Mas, esses alimentos devem ser capazes de agradar os paladares mais exigentes em todo canto do país.
E é justamente isso que tem inspirado novos negócios aqui no Brasil. Você já deve ter ouvido falar em alimentação saudável, gourmet, de qualidade, vegana e tudo mais que é diferente, não é mesmo? Então, isso tudo também entrou no mercado de sorvetes!
Agora, já vamos adiantar uma coisa aqui viu: nada disso dispensa os cuidados básicos que todo empreendedor deve ter pensando na qualidade do atendimento, preço justo e no mix de produtos, entre outros fatores que podem agregar valor ao negócio.
Resumindo a paródia toda aqui, vamos lá: os sorvetes diferentões são uma tendência e o Sebrae preparou 5 dicas para quem está querendo abrir um negócio como esse ou até mesmo para quem já tem a sorveteria e quer melhorar as vendas.
1 – os modelos de negócios
O setor de sorvetes abre oportunidades para os mais diversos modelos de negócio alguns dos mais comuns. Falamos das massas saudáveis, dos veganos e por aí vai.
São as franquias comércio de vendedores de sorvetes e gelateria mais diferentes que costumam fazer sucesso.
E cada modelo de negócios traz diferentes desafios e oportunidades!
O importante é considerar as particularidades dos diferentes tipos de empreendimento para decidir qual é mais compatível com o seu perfil e com a realidade do mercado no qual você atua.
2 – os seus clientes
Além de avaliar os modelos de negócio possíveis, também é importante que você conheça o seu público alvo.
É fundamental falar sobre isso porque aumenta muito as possibilidades de atração.
Por isso, uma dica é você saber pra quem você está oferecendo o produto ou serviço e assim adequar o seu mix de produtos.
Qual é a faixa etária dos principais consumidores? Qual o poder aquisitivo deles? E qual o melhor layout para a sua loja?
3 – os sabores locais
Valorizar os sabores locais é uma forma de agregar valor ao seu produto e à sua marca.
É muito agradável e importante oferecer produtos com sabores locais, já que cada vez mais o consumidor está preocupado com aspectos como a origem dos produtos.
O respeito à sazonalidade ea valorização de alimentos típicos de cada região pode ser o seu diferencial até mesmo em termos de lucros e custo-benefício.
Por isso, conheça os sabores e tradições que seu cliente reconhece para oferecer opções que atendam a essa demanda.
4 – o seu conceito
Existem diferentes tipos de sorvete no mercado. Ao passo que o mais comum é o sorvete de massa industrial vendido, inclusive, em supermercados.
Por outro lado, os alimentos premium são aqueles que o consumidor reconhece como superiores aos semelhantes tradicionais. Aí, nesse conceito podem ser trabalhados, por exemplo, sorvetes que atendam ao consumidor mais consciente e que está preocupado com a saúde.
Outro nicho relevante é o sorvete gourmet que é produzido de maneira artesanal e utiliza matérias-primas nobres.
5 – as porções menores
Os produtos vendidos em embalagens menores foram os que sofreram menos impacto em termos de consumo no último ano. E esse dado, por si só, é bastante interessante.
A preocupação com o controle de calorias e nutrientes ingeridos vai além da questão ecológica.
Por isso, oferecer porções menores pode favorecer as vendas.