Tem muita gente que pode ter dinheiro a receber referente às cotas do fundo do PIS/PASEP e não sabe disso. Para quem não entende nada sobre o assunto, criamos este conteúdo para ajudar a entender o que são essas cotas e quem tem direito à elas.
PIS/PASEP
E vamos começar por explicar o que significa PIS e PASEP. PIS significa Programa de Integração Social e PASEP significa Programa de formação de Patrimônio do Servidor Público. Logo, o PIS é destinado aos funcionários do setor privado e o PASEP aos públicos.
Esse programa foi criado na década de 70 com o objetivo das empresas contribuírem para a formação de um fundo de apoio ao trabalhador onde parte deste dinheiro ficaria para o governo e a outra parte poderia ser sacada com o abono salarial.
Então, a partir dos programas temos 2 finalidades, sendo: um fundo criado para o governo e uma opção de abono salarial para o trabalhador.
E existem regras para participar do PIS ou do PASEP e ter direito a eles. Mas, este conteúdo é para falar mesmo é das cotas do PIS e PASEP que foram liberadas para todas as idades. Se você não sabe o que são cotas, preste muita a atenção agora!
As cotas do PIS/PASEP
Essas cotas são resultados do crédito depositado pelo empregador no fundo PIS/PASEP entre os anos de 1971 a 1988. Isso porque a constituição de 88 modificou esses 2 programas e não teve mais distribuição de cotas do fundo PIS/PASEP.
O que aconteceu a partir de 1989 foi que essas contribuições foram destinadas ao fundo amparo ao trabalhador que patrocina programas como o abono salarial e o seguro desemprego. Os participantes cadastrados até 04/10/1988 podem possuir essas cotas do fundo PIS/PASEP.
Deu para entender? É bem simples, não é? Porque isso quer dizer que se você trabalhou de carteira assinada entre os anos de 1971 a 1988 e não efetuou o saque total saiba que pode ter direito ao resgate dessas cotas.
Mas, se você é muito novo e nessa data nem trabalhava, o seu pai, avô, tio, tia pode ter trabalhado. Assim eles podem saber se têm ou não direito a receber essa grana.
Consulta da Cota do PIS/PASEP
A notícia boa é que você consegue verificar seu saldo facilmente pela internet e se o seu pai ou avô não conseguem fazer isso, você pode ensiná-lo. Basta entrar no site do banco correspondente para fazer o saque do PIS e para fazer o saque do PASEP.
São instituições diferentes: a Caixa Econômica Federal é para o PIS e o Banco do Brasil é para o PASEP.
Tem outra coisa importante que é não vai achando que vai chegar lá para sacar porque não é bem assim. Tem um calendário de saque das cotas do PIS e do PASEP. Por exemplo, de 18 a 29 de junho para participantes com idade superior a 57 anos e de 8 de agosto a 28 de setembro para todas as idades.
Observação: os cotistas acima de 60 anos podem sacar em qualquer data do calendário exceto período de suspensão onde ninguém consegue sacar. E lembrando que quem tiver conta corrente nestes bancos onde recebe o PIS e PASEP os valores serão depositados automaticamente na conta.