5 formas inteligentes para liderar uma equipe

Ser um líder de uma equipe hoje em dia não é das tarefas mais fáceis. Considere que existem formas inteligentes para liderar uma equipe e nós separamos as 5 principais. Considere que são habilidades que podem ser conquistadas ao longo do tempo.

Portanto, mesmo que você seja um jovem que está liderando um grupo, considere que pode ser um ótimo líder se tomar as atitudes corretas e sensatas. Escutar as pessoas é fundamental, mas esse não é o único ponto a ser visto.

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Saiba como ter uma boa postura frente a toda equipe e não ser apenas o chefe, mas sim um líder de sucesso e com bons resultados.

1 – A comunicação

A comunicação tem que ser inteligente e eficaz. Assim sendo, para se comunicar com as outras pessoas e integrantes da equipe, o líder tem que observar o que cada um faz e como faz. Isso envolve não apenas falar, mas ouvir as reclamações e sugestões também.

O que mais se tem visto, porém, são indiretas, que são frases de duplo sentido. O que não é uma atitude recomendável para um bom líder. É preciso ter uma comunicação direta e reta, com diretrizes e transparência. Só assim se tem bons resultados.

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2 – A autoridade

A 2ª forma inteligente para liderar uma equipe é justamente nunca, em hipótese alguma, apesar para a sua autoridade. Isso é jogar baixo, jogar sujo e não se faz em nenhuma empresa, obviamente.

“Porque eu sou o chefe”, não é algo que se diz, está bem? Então, para evitar o erro, entenda o motivo: quando se apela para a autoridade do cargo, a pessoa reduz toda a credibilidade que tem e isso vai afetar o grupo como um todo. E aí vai acontecer justamente o contrário.

3 – Os objetivos

Uma dica saudável é sempre manter metas e objetivos atualizados. Isso quer dizer que sem metas vai ficar difícil cobrar os trabalhadores ou atuar junto deles. É preciso ter um norte a ser seguido, um foco, um objetivo mensal, diário, semanal ou anual.

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Se o grupo não está avançando pode ser porque a meta não está muito clara. Tenha um bom planejamento para o seu grupo e estabeleça o papel de cada integrante. Afinal, para quem não sabe onde vai, qualquer caminho servirá.

4 – Os conflitos

Mais uma atitude inteligente que se pode ter para ser um bom líder é justamente ter a capacidade de resolver conflitos. Então, isso vai ser importante porque “junto com grandes poderes nascem, também, grandes responsabilidades”.

É importante considerar que o grupo é formado por pessoas diferentes e isso enriquece demais o todo na busca pelas metas. Saiba como usar todas as partes boas e positivas do seu grupo e faça isso também para evitar os conflitos porque eles sempre vão existir.

5 – As funções

Uma última dica é se atentar para as funções de cada pessoa do grupo e da equipe. Isso porque quando os integrantes caem na zona de conforto é possível que a produtividade caia junto com isso também.

Então, uma boa ideia é criar rotinas que podem ser alteradas de tempos em tempos para não cansar os funcionários e os manter sempre motivados. Pense sobre isso.

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