O governo federal liberou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para muita gente. E, para início de conversa, os saques poderão ser feitos em R$ 500 e nada mais. Aí, muita gente fica com dúvida sobre valer a pena sacar o dinheiro para investir ou não.
E acredite, com a queda da Selic, isso não está valendo tanto a pena assim. Abaixo, fizemos algumas comparações, atente-se na leitura para tomar decisões mais assertivas no futuro.
O rendimento do FGTS
Atualmente, o rendimento do FGTS é de 3% e mais a TR, que é a taxa referencial. Só que a taxa referencial está zerada. Portanto, 3% ao ano.
Só que tem um detalhe importante. O FGTS, como está sendo dito pelo mercado, vai começar a pagar 100% do lucro obtido aos seus cotistas. O pagamento é feito anualmente, em agosto, pela Caixa e vai direto para a conta.
Aí, em uma nova conta, com base nos anúncios, dá para ver que o rendimento anual será de mais de 6% ao ano. E isso muda toda a história.
O rendimento da poupança
E muda toda a história porque esse valor de 6% ao ano é bastante representativo. Ainda mais agora que a Selic caiu.
Na poupança, o rendimento será de 70% da Selic e mais a TR, como já vem sendo. E, esse número representa hoje algo como 5,9% ao ano. O que já é menor do que o rendimento do FGTS.
Isso já era de se esperar porque a poupança nunca rendeu muita coisa, né. Ainda mais com a TR zerada.
O rendimento do CDB e do Tesouro Selic
Um CDB que rende 100% do CDI vai render algo como 5,90% ao ano também. bem parecido com a poupança. Esse valor é fixo e é bem pior do que a gente esperava que fosse, né.
Aí, quando se fala do Tesouro Selic, o rendimento é ainda menor, já que se desconta a taxa de custódia, que é um pagamento feito à bolsa de valores anualmente. O desconto é de 0,25%.
Portanto, nem poupança, nem CDB e nem Tesouro Selic ficam melhores do que o FGTS, quando ele começar a pagar 100% aos seus cotistas.
Vale a pena investir?
Com base nisso, já dá para notar que não compensa investir nessas opções que foram citadas. Isso porque fizemos as contas e mostramos os rendimentos. Infelizmente, tem acontecido tudo de uma vez, como a queda da Selic.
E isso torna preciso fazer contas mesmo. O fato é que hoje em dia não dá para sacar os recursos do FGTS para investir nessas opções. Agora, se você tem estômago e for estudar o mercado das ações, talvez valha a pena.
O fato é que para quem não quer arriscar e investir em mercados mais arriscados e voláteis, ainda tem uma solução, que é sacar o dinheiro para pagar contas ou formar a reserva de emergência.
Primeiro porque para pagar as contas você tem juros embutidos e aí vale a pena quitar. E depois porque para formar a reserva você precisa de um lugar com liquidez e o FGTS não te oferece isso.