O xarope expectorante para crianças só deve ser usado por recomendação de um médico, especialmente em bebês e crianças menores de 2 anos. Mas, caso você já tenha feito a consulta ao médico e esteja em dúvida sobre qual expectorante dar ao seu filho, continue lendo.
Isso porque, iremos apresentar neste artigo 3 tipos diferentes desses medicamentos que ajudam a tratar a tosse com mais rapidez e têm um efeito supressor sobre ela. Eles podem ser comprados em farmácias comuns, de manipulação e podem ser feitos em casa. Todos são muito eficazes.
A tosse pode ter diversas causas
Na maior parte dos casos, a tosse é causada por uma infecção das vias respiratórias superiores, mas os motivos podem ser bem diversos. Então, como saber quando a tosse é realmente um motivo de preocupação? Confira a seguir as causas mais comuns de tosse infantil.
Asma
A sensação é de tosse constante, acompanhada de chiado no peito e falta de ar, que costuma piorar após exercícios ou exposição ao ar frio, fumaça ou poeira (luvas). Trate-o com medicamentos prescritos. Se a respiração ofegante for forte, a respiração estiver difícil ou se seu filho precisar usar um inalador para asma a cada quatro horas, procure ajuda médica.
Bronquiolite
Ela se manifesta como respiração rápida e respiração ofegante ao expirar. Nesse caso, a tosse é causada por uma infecção viral. É semelhante à asma e geralmente ocorre em crianças menores de um ano de idade, do final do outono ao início da primavera. Recomenda-se tratar a criança com bastante líquido e repouso.
Sinusite
Uma tosse nasal ocorre sempre que seu filho se deita. Isso ocorre porque a tosse é causada pelo muco escorrendo do nariz e dos seios da face na parte posterior da garganta, acompanhado de secreção verde. Invista em bastante líquido e vaporizador para ajudar a aliviar a congestão nasal.
Resfriado comum
Parece uma tosse úmida e geralmente é acompanhada de febre. A maioria das crianças menores de 5 anos tem pelo menos seis a dez resfriados por ano. Para crianças menores de seis meses, apenas gotas nasais podem ser usadas para o tratamento, porque os produtos sem receita podem ter efeitos colaterais indesejáveis.
Tosse de hábito
Parece uma tosse seca e geralmente começa após uma doença respiratória, geralmente em crianças em idade escolar. Embora a tosse seja geralmente psicológica, ela pode irritar a garganta e prolongar o ciclo. Trate crianças com mais de 7 anos com pastilhas para a garganta (o sabor é simples para que a criança não se sinta doce).
Isso pode ajudar a suprimir a vontade de tossir. Determine o que está causando a tosse e tente técnicas de respiração para reduzir o estresse. Se a tosse persistir, procure ajuda médica. Seu médico pode encaminhar seu filho a um psicólogo para avaliação.
Como o xarope expectorante age no nosso corpo da criança?
A tosse é a resposta do corpo a substâncias e micro-organismos nos pulmões, garganta e nariz. É um reflexo defensivo benéfico que ajuda a expulsar corpos estranhos que irritam o trato respiratório e podem causar problemas de saúde. Se o médico autorizar, esses sintomas podem ser reduzidos ou aliviados por meio de expectorantes.
O xarope estimula as membranas mucosas e, eventualmente, estimula as glândulas respiratórias a produzirem mais expectoração. O aumento da quantidade dessa substância facilita seu transporte até a garganta através das células ciliadas e da tosse. Em seguida, basta remover o muco. Depois que a tosse desaparece, ela deve desaparecer e parar.
Em muitos casos, os pacientes usam xarope rapidamente para aliviar os sintomas. Porém, segundo os pneumologistas, o xarope expectorante, assim como os demais medicamentos, deve ser tomado sem orientação médica adequada. Além disso, certos xaropes, se usados indevidamente, podem conter substâncias que causam complicações, como reações alérgicas.
Expectorantes de farmácia
Caso seja recomendação do médico, os expectorantes de farmácia podem ser uma boa opção. Entretanto, é sempre importante destacar que mesmo os xaropes devem seguir as prescrições médicas, então sempre leia a bula. Confira alguns expectorantes de farmácia que o médico pode receitar, quais sejam:
- Ambroxol;
- Bromexina;
- Acetilcisteína;
- Carbocisteína;
- Guaifenesina.
Expectorantes naturais
Os agentes fitoterápicos broncodilatadores e/ou expectorantes também são eficazes no alívio da tosse expectorante. Alguns exemplos o xarope de Guaco da Herbarium ou o xarope de Hedera helix, como o Hederax, Havelair ou Abrilar xarope.
O Melagrião também é um exemplo de fitoterápico considerado bastante eficiente. Seus ingredientes possuem diversos extratos vegetais e também são eficazes no tratamento de sintomas como o catarro e a tosse.
Mais uma vez: Atenção! Estes tipos de medicamentos também não devem ser usados em bebês e crianças com menos de 2 anos, a não ser que seja recomendado pelo médico – por isso, caso pretenda usá-lo, antes pergunte ao médico da criança.
Expectorantes caseiros
O tratamento exato da tosse sempre depende da causa. Mas, uma vez que o conselho médico seja seguido – e o médico autorize, é claro -, você pode recorrer a remédios caseiros, para tosse não ser o último sintoma a permanecer desnecessariamente.
Xarope de cebola e mel
A resina da cebola tem efeito expectorante e anti microbiano, e o mel ajuda a relaxar os expectorantes e acalmar a tosse. Por isso, essa receita funciona bem, tendo apenas esses dois ingredientes, o que o torna mais fácil de fazer.
Modo de preparo: Pique uma cebola grande em pedaços pequenos, cubra com mel e aqueça em uma panela tampada, em fogo brando, durante 40 minutos. Observação: a mistura deve ser reservada em garrafa de vidro, na geladeira. A recomendação é que a criança tome cerca de 2 colheres em um dia, durante o período de 7 a 10 dias.
Xaropes de tomilho, alcaçuz e anis
Tomilho, raiz de alcaçuz e sementes de funcho ajudam a amolecer o catarro e relaxar o trato respiratório, enquanto o mel ajuda a aliviar a inflamação da garganta. Confira a seguir os ingredientes necessários para fazer esse xarope.
Ingredientes
- Meio litro de água;
- 250 ml de mel;
- 1 colher de sementes de anis;
- 1 colher de tomilho seco;
- 1 colher de raiz de alcaçuz seca.
Modo de preparo: Cozinhe as sementes de anis e a raiz de alcaçuz em água, tampada, por 15 minutos. Retire do fogo, acrescente o tomilho, tampe e coloque em infusão para esfriar, depois coe e acrescente o mel, aquecendo a mistura até que o mel se dissolva. Este xarope pode ser guardado em frasco de vidro no frigorífico durante 3 meses. Você pode dar ao seu bebê uma colher de chá, se necessário.
Outras opções
Dado o exposto, a tosse pode ser um sintoma bastante chato e irritante, mas, desde que a mamãe e o papai se preocupem em seguir as recomendações médicas, o uso de expectorantes pode ser uma boa opção para quem quer reduzir a incidência desse sintoma, que muitas vezes atrapalha o sono da criança.
Além disso, existem pelo menos 3 tipos de expectorantes infantis: os de farmácia, os naturais e o caseiro. Apesar de termos apresentado apenas 2 receitas, existem muitas outras opções de expectorantes infantis caseiros, que podem ser encontradas ou receitadas pelo próprio pediatra da criança.