Tudo o que você precisa saber sobre dívida protestada

A gente vai falar de dívida protestada ou dívida em cartório como também se diz hoje em dia. Então, antes mesmo de começar a ler, considere: o que você sabe sobre isso?

Se não sabe nada, talvez isso seja bom porque quer dizer que você não tem protesto em seu nome. Por outro lado, se não sabe o que é, mas tem dívidas, então, o mais importante de tudo é entender como sair dessa, não é mesmo?

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

Se você tem um protesto no seu nome, fica ligado que a gente vai mostrar como você pode se livrar dessa enrascada. Continue, atentamente, a leitura deste artigo!

É possível resolver o protesto

Se você recebeu uma notificação de protesto em seu nome, saiba, antes de tudo, que tem como resolver este problema. Então, nada de criar pânico, de se assustar ou sair por aí que nem doido apelando para empréstimos.

Afinal, o que é uma dívida protestada?

É o seguinte: o protesto acontece quando uma pessoa ou empresa deixa de pagar algum título e o credor faz esse registro no cartório. Então: protesto é o mesmo que registro de dívida no cartório.

ANÚNCIO

Basicamente, é uma forma de formalizar que essa dívida existe. E, para a segurança financeira da empresa, isso é muito importante. Afinal, muitas vezes é necessário que o caso vá parar na justiça.

Agora, como sair dessa situação?

Calma, não se apavore achando que está em uma enrascada com as finanças. Este é um problema não muito difícil de se resolver. A primeira coisa que você deve fazer é consultar o CPF no site do Serasa e descobrir em qual cartório está protestado.

Para você saber o endereço do cartório é só dar uma olhada no Google com o número e a localidade que foi informada pelo Serasa. Com as informações da dívida e da empresa onde você está devendo, você vai precisar, claro, pagar a sua dívida!

ANÚNCIO

Solicite a carta de anuência

Depois de consultar o CPF no Serasa e pagar a dívida tem ainda outro passo importante: você precisa pedir para empresa a carta de anuência. A carta de anuência é a declaração que a dívida foi paga e que ela pode ser retirada do cartório. E, por último, você deve levar essa declaração até o cartório para que o protesto seja retirado do seu nome.

Depois que você apresenta a carta de anuência, o cartório envia para a Serasa as informações de pagamento. E, a real é que não tem um prazo certo para que o seu nome fique limpo. Depende de cada cartório.

Uma outra forma de solução

Caso você prefira, dá também para enviar para a Serasa a certidão do cancelamento que o cartório vai te entregar. É só montar uma cartinha simples com os seus dados.

Ah, e para mais saber: consultar o seu nome no site Serasa Consumidor é grátis. E você pode fazer isso quantas vezes você quiser. Já os cartórios cobram uma taxa para regularizar títulos e cada cartório cobra um valor. Então, sempre consulte o seu CPF antes de ir até o cartório!

Não há posts para exibir