A visão é algo fascinante, faz com que se enxergue cores, profundidade, textura, algo distante e até mesmo aquelas letras miúdas em contratos. Vale dizer que, tudo isso ainda é desenvolvido quando se é apenas um bebê, assim, para os papais e mamães, como será que seu filho te enxerga?
Durante o primeiro ano de vida, a visão passa por algumas mudanças até se desenvolver por completo. Neste período, noções de alcance, percepção de cores e coordenação motora são algumas coisas a serem observadas durante o desenvolvimento da visão do bebê.
Cor dos olhos
Atenção pais de primeira viagem, caso seu filho tenha nascido com os olhinhos de cor clara, é normal que com o tempo essa tonalidade venha escurecer um pouco. Para quem vê suas fotos de quando era bebê com os olhos em azul bem clarinhos e hoje se depara com um tom mais escuro, agora entenda porque isso acontece.
Assim como a visão do bebê passa por mudanças a cor dos olhos também pode mudar, isso ocorre devido a presença do pigmento melanina, que também pode alterar a cor da pele e dos cabelos.
Em bebês com olhos mais escuros, como castanho ou verde escuro, a quantidade de melanina já está alta e é possível que a cor não mude. Porém, em casos de olhos claros, como cinza claro ou azul, possuem menos melanina e a cor terá mais chances de mudar de acordo com a produção do pigmento.
Agora, saber exatamente qual a idade que os olhos mudam de cor traz respostas variadas, pode ocorrer nos primeiros meses ou até depois de 1 ano de vida. É difícil delimitar quando, mas interessante acompanhar a mudança.
Heterocromia
Uma característica que desperta a curiosidade de várias pessoas é a heterocromia, quando a pessoa possui olhos com cores diferentes. Isso ocorre, principalmente, devido uma herança genética que gera diferenças na quantidade de melanina em cada olho.
Contudo, também pode estar relacionada a uma síndrome crônica, ou aparecer devido a doenças e ferimentos ao longo dos anos. A heterocromia está presente em menos de 1% da população mundial.
Quando ir ao médico? Caso a alteração surja na infância, adolescência ou na vida adulta é provável que exista algum problema de saúde no organismo, principalmente quando a mudança é acompanhada de dor e vermelhidão.
Caso a mudança ocorra desde o nascimento, é possível que seja devido uma herança genética que não afeta a saúde dos olhos, mas é sempre bom ir a um médico especialista e constatar a ausência de doenças.
Primeiros meses
Ainda no útero os seres “humaninhos” já conseguem diferenciar luz e escuridão, além de conhecerem a voz da mamãe e do papai, mas nada mais do que isso. Ao nascer, tudo ainda é apenas vultos e as imagens são em preto e branco.
As mudanças acontecem devido ao córtex visual dos bebês ainda não conseguir processar toda informação visual de uma vez. Em recém-nascidos, os olhos ainda não conseguem se estabilizar e assim, não tem muito foco, afirma o cirurgião Romesh Angunawela.
Aos 2 meses de vida, as cores começam a surgir, sendo a primeira delas a cor vermelha, mas é com 3 meses que os vultos borrados começam a ganhar formas. Também é nesta idade que o movimento dos olhos é mais focado, sendo possível diferenciar rostos.
Contudo, essa distância não passa de 30 cm, sendo de 8 cm a 10 cm. Esta também é, mais ou menos, a mesma época em que eles já possuem coordenação muscular para sorrir, então sim, é possível que seu filho esteja reconhecendo seu rosto e rindo para você.
Acompanhar movimentos
Com o aumento do foco, aos 3 e 4 meses, o bebê já consegue acompanhar aquele brinquedo que você balança perto de seu rosto. Essa percepção é muito importante para saber desviar de objetos, pegar a bola nas brincadeiras ou até mesmo passar em um lugar movimentado.
Também é nessa idade que ele passa a utilizar os braços e mãos para tocar em objetos e começar a praticar a coordenação dos olhos e mãos. Assim, com o aumento do desenvolvimento da coordenação motora a capacidade de acompanhar e mirar do seu filho também aumenta.
Por volta dos 5 meses começa a noção de profundidade, junto com o momento em que eles começam a engatinhar. Inclusive, é nessa idade que o bebê desenvolverá uma visão tridimensional do ambiente em que vive.
Desenvolvimento completo
Como foi possível notar, são muitas mudanças que ocorrem na visão do bebê em seus 5 primeiros meses de vida. No 6º mês ele já apresenta um bom desenvolvimento visual, distinguindo contorno, cores e detalhes, mas não como a visão de um adulto é claro.
Com 7 meses, o alcance da visão já estará quase totalmente maduro e é entre os 8 e 10 meses que os bebês começam a explorar o mundo e suas curiosidades. Essa exploração causada pela curiosidade é fundamental para a continuidade do desenvolvimento do seu córtex visual.
Assim, eles começam a examinar diferentes objetos em relação a texturas, cores, formatos, depois são estimulados a engatinhar e logo em seguida a andar. O desenvolvimento da visão da criança se dá até os seus 2 anos, quando chega ao amadurecimento.
Gif mostra o desenvolvimento da visão
Após entender todas as mudanças que a visão do seu bebê passa, é preciso ficar atento a possível doenças que podem vir ainda na infância e consultar um médico. Assim, o site Visão na Infância, desenvolveu um ebook gratuito sobre o desenvolvimento da visão, e pode ser conferido por aqui.
E caso você queira ter uma ideia visual de como desenvolve a visão dos bebês, acesse aqui e confira um vídeo criado pelo centro oftalmológico britânico, o ClinicCompare.