O cartão de débito é como o dinheiro em espécie: você só usa se tem. Já o de crédito, é como um empréstimo. Isso quer dizer que o dinheiro não é seu e sim do banco, que está te emprestando e você vai pagar depois.
Agora, será que vale a pena solicitar o cartão de crédito ou só ter o de débito? Afinal, contar com uma linha de crédito traz uma grande responsabilidade para as finanças de qualquer pessoa.
A verdade é que tem muitas formas de você organizar as finanças pessoais assim como também tem várias opções de você escolher um meio de pagamento para as suas compras e contas. Então, vamos entender melhor esta questão a seguir, na continuação deste artigo!
O uso do cartão de crédito
Se a gente parar para pensar, o cartão na função crédito pode ser útil em sua vida por vários motivos. Afinal, apenas com eles é possível fazer compras parceladas de valores que são mais altos.
Mas, quando tomamos uma decisão mais pensada, financeiramente, então, o uso dele pode não ser tão bom assim. A principal razão é que com uma linha de crédito as chances de atrair dívidas são maiores. Logo, tudo vai depender do seu objetivo e também de como você lida com o dinheiro.
Os maiores benefícios do crédito
Tem muita gente que utiliza o cartão de crédito para concentrar todas as compras possíveis. E isso é errado? Claro que não, porque isso permite deixar os gastos mensais em um único lugar.
Uma outra boa razão para fazer isso são os programas de pontos que dão acesso a prêmios, milhas e muito mais. Ou seja, com o cartão de crédito você também tem a chance de ver os seus gastos retornarem em forma de bônus.
O cartão de crédito para organizar as finanças
Como vimos, o cartão de crédito pode ser bom pela organização financeira. Então, por exemplo: o cartão vence sempre em um dia e, geralmente, 10 dias antes ele fecha a fatura.
Nesse meio tempo, entre o fechamento e o pagamento, a gente tem alguns dias, onde as compras vão vir apenas no mês seguinte e isso permite, em muitas casos, o ganho de até 40 dias para pagamento. Com isso, você já consegue perceber que é possível usar o cartão de crédito de forma inteligente.
Cuidado com o uso do cartão de crédito
Se você for organizado e sempre tiver planejado para pagar sua fatura de maneira integral, sem atrasos, o cartão de crédito vai ser uma ferramenta excelente para você. Agora, se a organização financeira for um ponto fraco seu aí talvez seja melhor você abandonar esta modalidade e usar o débito.
O principal motivo disso é que os juros cobrados em casos como esses são bem altos, o que, com certeza, irá te prejudicar. Então, entenda que é preciso ser inteligente para usar o cartão de crédito.
O uso do cartão de débito
O cartão de débito também é bom porque assim você não se enrola: tem dinheiro na conta você compra, se não tem, a compra não acontece, simples. Então, é isso: para quem tem o hábito menos regrado (como os impulsivos), a dica é não ficar a mercê do cartão de crédito.
Mas, se você é mais controlado, aí pode valer a pena sim porque ele tem boas vantagens a serem exploradas.