Parecem assuntos iguais, mas não são. A aposentadoria é uma coisa e a independência financeira é outra. É claro que a sua aposentadoria pode ser a sua independência financeira também. Mas, é preciso entender ambos antes de escolher o seu maior objetivo financeiro.
Todo mundo sonha com essa tal de aposentadoria, mas o que seria essa aposentadoria de verdade?
Os atuais números dos aposentados
Se a gente olhar hoje no cenário dos aposentados, principalmente do INSS, vamos que ver que são mais de 30 milhões de brasileiros que tem as pensões e os benefícios mensais.
Isso quer dizer que eles estão dependentes financeiramente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
Desse total, somente 1% têm condições de ter uma vida com qualidade e fazer desse momento um prazer, uma vida para descansar. O restante, 99%, não!
O que é mais complicado e saber que quando a pessoa chega nesse momento, da aposentaria, nem sempre vai poder ter uma vida com a qual sonhou, de paz e tranquilidade.
Você também pensa em curtir a vida?
Cuidado para não descobrir que ela não tem essa sustentabilidade que a gente costuma imaginar e, na maior parte das vezes, vamos ter que continuar trabalhando se quisermos manter o padrão de vida.
Isso tem sido um dos grandes problemas já existentes há décadas aqui no Brasil.
E o que é mais grave é que no futuro não teremos uma luz no que se refere a essa previdência social do INSS – mesmo com anúncios de mudanças, elas vão tardar a serem efetivas.
Ao contrário, os estudos já indicam que nós no futuro teremos uma aposentadoria do INSS com apenas um salário mínimo. Sendo esse o teto máximo.
Você conseguiria viver com um salário mínimo na velhice?
Esse é um caso de calamidade pública, por isso, da importância de você buscar pela sua independência financeira.
Mas, como fazer isso? Não é tão difícil assim… É só você pensar que você terá que guardar parte desse recurso que passa pelas suas mãos, que vem do seu salário e dos seus ganhos mensais.
Isso é importante para você ter, lá na frente, essa reserva financeira e aposentar bem, sem ficar única e exclusivamente dependente do INSS.
A própria aposentadoria
Porque não estamos falando em desprezar o INSS. Não é nada disso. Você também poderá contar com ele, mas não mais do que o salário mínimo – esse é o ponto que você precisa sentar e fazer contas.
Muitas pessoas acham que vão se aposentar e estar bem como nossos pais estiveram um dia ou estão hoje, mas isso não foi uma verdade para os nossos ancestrais, só que não será a sua verdade.
Como eu vou chegar nesse número ideal da minha independência financeira? Não deixe para amanhã, comece agora!
A cada dia que passa, cada mês e cada ano , o sacrifício será maior e quanto mais tempo você demorar, maior será o seu sacrifício.