Você que é MEI (microempreendedor individual) ou você que está se dando bem no mundo do empreendedorismo e quer formalizar o seu negócio já deve ter se perguntado se é possível fazer a abertura de empresa mesmo negativado.
A verdade é que o nome sujo restringe o consumidor de algumas coisas, como de conseguir crédito em grandes bancos. Agora, no caso de abrir uma empresa, como será que tudo funciona? Confira nas próximas linhas.
Dá para abrir a empresa com nome sujo?
Existe uma dúvida muito comum sobre a possibilidade de abrir uma empresa com o nome sujo.
Isso porque o sonho de empreender e de abrir uma empresa prevalecem em muitas pessoas, ainda mais aqui no Brasil onde há um grande número de pessoas inteligentes, criativas e empreendedoras!
Só que dessas pessoas está negativadas e tem a seguinte dúvida: “será que eu consigo abrir uma empresa com o nome sujo”?
É possível. É possível abrir empresa com o nome sujo!
Vale lembrar que as pessoas físicas é que estão com alguma restrição financeira e não a pessoa jurídica, que é a empresa. Vamos entender…
A inadimplência!
O nome sujo, como é mais conhecido, não pode inibir a abertura e da empresa e não tem nenhum problema nisso.
Tudo isso acontece devido à lei complementar número 123 de 14 de dezembro de 2006, que não tem nenhuma restrição para a abertura de empresas para pessoas que possuam restrições cadastrais em seu nome.
Então, a questão do nome sujo não é um problema, tá bom?
Agora, há outros pontos que precisam ser vistos além desse, já que esses sim podem acabar prejudicando você ao abrir uma empresa.
O que pode impedir a abertura de empresa?
Im dos motivos que pode te restringir na abertura da empresa é o seguinte: deixar de apresentar a declaração de imposto de renda pelos últimos 5 anos!
Isso porque nesse caso, a Receita Federal e os órgãos do governo passam a não confiar nos seus rendimentos, entendeu?
Além disso, as pessoas que têm dívida ativa na Receita Federal também podem ser impedidas de abrir sua própria empresa.
Vamos supor: você tem uma dívida adquirida sendo uma pessoa física, aí a Receita releva porque sabe que abrindo a empresa você pode dar a volta por cima.
Agora, sendo uma pessoa jurídica, enquanto pessoa física você tem que prestar contas. Se não faz isso, o governo entende que você não tem como abrir a empresa por falta de comprovações e recursos.
O planejamento empresarial
Agora, independente de estar com o nome sujo ou não, na hora de abrir uma empresa é muito importante que você tenha um planejamento financeiro bem feito, inclusive, com o que é chamado de plano de ação.
Isso pode ser determinante para o seu sucesso empresarial.