SER MÃE E TRABALHAR EM CASA

SER MÃE E TRABALHAR EM CASA

A decisão que algumas mães fazem de trabalhar em casa deve ser muito bem planejada, de maneira que agregue a sua vida pessoal uma sistemática de organização que não impacte em alvoroço, tanto nas tarefas de cuidar dos filhos, como também nas atribuições domésticas em geral.

Assim, quando se opta por um projeto de vida diversificado, onde ficar em casa tem como foco principal a criação dos filhos, tem que haver a consciência de que, qualquer outra coisa que seja inserida nesse contexto deve ser bem articulada, para que não sejam atropelados os objetivos principais.

Por outro lado, criar e educar filhos pequenos requer um enorme desprendimento, ainda mais com as rotinas do lar que são feitas de atividades incessantes, mesmo que se tenha auxilio de alguma pessoa contratada, para colaborar com as tarefas rotineiras. Portanto, além de todos esses encargos, incluir um dever profissional parece ser um desafio, porém os efeitos podem aparecer em forma de benefícios financeiros.

Para conseguir trabalhar em casa e cuidar do meu filho, precisei investir em mim e aprender mais. Por isso fiz este curso, no qual, aprendi muito.

Encontrando tempo para trabalhar em casa

Atualmente, as mulheres assumem várias funções durante o dia, de forma que as horas parecem ser mínimas, para atender a quantidade de afazeres que têm por executar. Porém, como se fosse mágica, os compromissos são equitativamente cumpridos, havendo espaço para todos os papéis, como o de ser mãe, esposa, dona de casa e profissional.

Isso acontece devido à própria natureza constitutiva da mulher, que a torna capaz de escrever e reescrever a sua história mesclando situações diferenciadas e, mesmo assim, conseguem cumprir com todos os seus desígnios. Essa característica feminina é polivalente, visto ser capaz de planejar, dentro de uma linha de tempo presente e futura, criando uma rotina de trabalho, para todas as demandas de grande responsabilidade.

Portanto, fica evidente que, para trabalhar em casa tem que haver uma planificação de todos os serviços, em torno de um tempo lógico de execução, para não haver descontrole dos seus encaminhamentos. Nesse caso, estando os horários ajustados esses serão os maiores aliados das mães, por serem os agentes impulsionadores dos resultados esperados.

Assim, com essa providência será possível conciliar o laboral doméstico e pessoal, com a vida profissional. Nessa ótica, o trabalho será prazeroso, pois foi articulado conforme as situações e obrigações existentes, com vistas o alcance dos seus propósitos.

Organizando e ajustando soluções

A diligência de sistematizar uma atividade, para ser realizada nas dimensões internas da moradia, tem que conter todos os pontos positivos e negativos, assim como, encaixar o produto dentro de uma linha de resultados que seja capaz de corrigir os desvios, para atingir as metas identificadas no planejamento.

Para tanto, algumas dicas importantes são necessárias à condução do trabalho em casa, como:

Conciliar vida pessoal e profissional

Os papéis precisam está bem definidos, quando se opta por trabalhar em casa. Nesse caso, a estratagema está em reconhecer e separar o que é pessoal do profissional, para então elaborar o planejamento, alinhando todas as etapas dos serviços que serão realizados.

Evitar rotinas estressantes

Hoje a mulher convive com muitas atribuições onde, além de cuidar dos filhos, do companheiro e da casa, tem que buscar a melhoria das finanças, para a sua própria satisfação e aumento da renda familiar. Assim, o segredo está na organização, que será um divisor entre as ações desenvolvidas com qualidade e o rompimento de rotinas que estressam e impedem os encaminhamentos.

Estabelecer horários específicos, para cada ação desempenhada.

Quando sem tem como certo que as atividades profissionais serão desenvolvidas em casa, onde outros trabalhos são dinamizados, os horários devem ser especificados para cada ação. Nesse caso, a jornada de trabalho terá, para cada tarefa diária, os respectivos horários de inicio e término, evitando choques desnecessários.

Procurar apoio nas tarefas da casa

Como as tarefas domésticas são contínuas e as atividades profissionais também estão inseridas nesse patamar, toda a ajuda dos familiares, amigos e companheiro são bem vindas, para que o tempo dedicado ao labor profissional seja empreendido com mais eficácia.

Buscar estratégias na questão dos filhos

Muitas vezes, as mães que trabalham em casa acabam tendo que contratar pessoas ou serviços, para cuidar dos seus filhos. Nesse caso, as creches ou mesmo babás são excelentes opções, principalmente se as crianças ainda são pequeninas.

Contudo, quaisquer das circunstâncias devem ser adaptadas ao orçamento familiar e as possibilidades de recebimento dos lucros planejados.

Organizar um espaço de trabalho

Tem que haver a consciência de que é preciso reservar um espaço exclusivo num dos ambientes da residência, para o desenvolvimento das atividades. Com isso, cria-se um perfil profissional, propicio a qualquer negócio.

Escolher o melhor trabalho

A escolha do trabalho tem que corresponder às habilidades de cada uma das mães. Portanto, não adianta querer fazer uma determinada atividade quando não se tem competência para isso. Deste modo, as opções variam desde os trabalhos manuais, como: confeiteira, doceira, refeições rápidas, cabelereiras, manicuras, artesãs, entre outras, como também, atividades direcionadas ao trabalho com a internet, como: freelancer (escritor ou redator de textos), e-commerce, divulgação de produtos em blog e redes sociais, entre outras mais.

Em suma, são muitas as vantagens de trabalhar em casa, mas um bom planejamento deve ser elaborado contendo objetivos, metas e tempo de execução definidos, para o sucesso de toda a proposta. Também, se o trabalho for conduzido com conhecimento e seriedade os familiares e amigos vão incentivar e valorizar a iniciativa.

Se quiser saber mais, assista este vídeo!

Avaliar Postagem

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA